História

 

O neoclassicismo é um movimento artístico que, a partir do final do século XVIII, reagiu ao barroco e ao rococó, e reviveu os princípios estéticos da antigüidade clássica.

Se desenvolveu especialmente na arquitetura e nas artes decorativas. Floresceu na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830. 

Com a descoberta das ruínas de Pompéia revelaram detalhes surpreendentes da produção artística do Mundo antigo, o  Classicismo fundamentou-se  nos dados concretos da pesquisas arqueológicas.

Com a Revolução Francesa e o Período Napoleônico usaram a ética neo-clássica como meio de propaganda política. Jacques Louis David amigo e representante de Napoleão exerceu poder sobre as atividades artísticas do país.

Em 1795 a elas foram substituídos pela classe de literatura e Belas – Artes do Instituto da França, o que representou na verdade, o restabelecimento da tradição Francesa no ensino da arte.

 

 

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode